Como estimular a fala em um bebê com síndrome de Down

#sorrirpradown #blumenau #santacatarina #sindromededown #inclusãosocial #inclusaosocial




O desenvolvimento da fala, como o de todo o processo de comunicação, depende de fatores presentes desde os primeiros momentos de interação com o mundo.


Segundo a fonoaudióloga Ana Paula Nizar Denti CRFa-8713, o estímulo deve começar quando o bebê ainda é recém-nascido, através da amamentação, pois ela ajuda no fortalecimento dos músculos da face e na respiração. Por isso, fortalecer os lábios, bochechas e língua, são fundamentais.


Na hora da amamentação, o recém-nascido faz força para sugar o leite da mãe, o que contribui um pouco para esse processo. Caso ele precise de mamadeira, escolha os modelos de bico ortodôntico, pois o furo para a saída de leite é menor. Dessa forma, o bebê necessita fazer mais força para a sucção, da mesma forma que faz com o peito.

As crianças com Síndrome de Down costumam ter dificuldade para sugar, engolir, mastigar e controlar os movimentos dos lábios, mas com alguns exercícios que podem ser feitos em casa, é possível melhorar a alimentação e fala. Conheça alguns deles:

1- Use o seu dedinho ou a chupeta para que o bebê possa aprender a sugar. Realize estes exercícios antes de amamentar ou alimentar a criança.

2- Passe uma dedeira ou uma escova de dentes bem macia dentro da boca do pequeno e massageie gengivas, bochecha e língua todos os dias.

3- Envolva seu dedo com uma gaze umedecida e passe suavemente no interior da boca do bebê.

4- Faça sons com a boca, estalando a língua e vibrando os lábios.

5- Música, sons e conversas são muito importantes e ajudam no desenvolvimento.

6- Para crianças com mais de 6 meses utilize copos com diversos bicos, canudos variados e colheres anatômicas.

Realizando estes exercícios diariamente, além dos músculos, você também vai conseguir estimular o Sistema Nervoso Central, que ajuda a desenvolver as capacidades do bebê.

O fonoaudiólogo, pode indicar outros exercícios de acordo com idade e necessidade de cada criança.

Fonte: Como ensinar o bebê com Síndrome de Down a falar mais rápido.

Fonoaudióloga Rosa Maria Rodriguez Antonio.

Rua Margarida Waldrich, 230 Velha, Blumenau, SC - CEP 89042-160  |   (47) 3237-4729

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco