A importância dos estímulos para a criança com Síndrome de Down

#sorrirpradown #blumenau #santacatarina #sindromededown #inclusãosocial #inclusaosocial



O desenvolvimento da criança é um processo que ocorre naturalmente, porém depende de muitos fatores, como o amadurecimento das funções neurológicas, do ambiente em que vive e dos estímulos que recebe.


As crianças com Síndrome de Down, normalmente apresentam alguns sinais típicos, que podem variar de criança para criança, por exemplo: hipotonia muscular (músculos flácidos), deficiência intelectual, deficiência visual, doenças cardíacas, doenças de intestino, problemas respiratórios, dentre outros que acabam ocasionando em atrasos no seu desenvolvimento.


Para essas crianças é de extrema importância oferecer estímulos visando acelerar seu desenvolvimento, pois estimulando a parte motora, também conseguimos estimular parte intelectual, com o objetivo de que se tornem adultos independentes.


Um dos profissionais que são muito importantes no tratamento das crianças com Síndrome de Down, é o Fisioterapeuta: Ele desenvolve exercícios e manuseios que chamamos de “estimulação precoce”. São exercícios e orientações para atividades a serem feitos em casa, visando incentivar a criança à explorar os movimentos do seu próprio corpo, o ambiente, os objetos e pessoas à sua volta, acelerando seu desenvolvimento.


Seu início deve ser o mais precoce possível, estendendo-se até os 3 anos de idade aproximadamente, fase de maior desenvolvimento do cérebro, envolvendo o amadurecimento do sistema nervoso e como consequência fortalecimento do corpo e todas suas funções.


Com muita frequência os pais nos perguntam:

“- Meu filho vai ter que fazer fisioterapia para sempre?”

Essa é uma pergunta muito importante, que vamos responder no próximo texto, em breve.


Gustavo Denti

Fisioterapeuta Neurofuncional

CREFITO 10 - 87471/F

Rua Margarida Waldrich, 230 Água verde, Blumenau, SC - CEP 89042-160  |   (47) 3237-4729

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco