Rua Margarida Waldrich, 230 Velha, Blumenau, SC - CEP 89042-160  |   (47) 3237-4729

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

SERVIÇOS

PASSEIOS EM GRUPO

Nossas crianças têm semanalmente passeios em grupo para visitação de instituições da região.

SAÚDE E BEM ESTAR

Nossas crianças dispõe de atendimento médico especializado durante toda sua permanência em nossa casa.

CULTURA E CONHECIMENTO

Nossa programação contempla educação continuado com, acesso a livros e atividades voltadas especialmente às nossas crianças.

CULINÁRIA

ESPECIAL

Para entreter e integrar, nossas crianças têm atividades culinárias, onde são produzidos vários itens. Essa atividade deu origem ao Café Especial.

    FONOAUDIOLOGIA NO SORRIR PARA DOWN

 

O papel do fonoaudiólogo na síndrome de Down é de fundamental importância desde o nascimento, sendo este um acompanhamento que se dá a longoprazo. É um trabalho amplo que começa com orientação as famílias a fim de esclarecer sobre as importantes fases de desenvolvimento do bebê. As habilidades de sucção, deglutição (engolir) e mastigação são sempre observadas. Informações referentes a amamentação, uso de chupetas e mamadeiras, aspectos auditivos, dentre outros, são discutidos no decorrer do acompanhamento. A amamentação é estimulada sempre que possível, pois o ato de sugar é muito importante para o fortalecimento da musculatura da fala. A terapia de estimulação é feita através da preparação da musculatura para o desenvolvimento da fala e da linguagem, desenvolvimento psicomotor e cognitivo, para no futuro facilitar o processo de aprendizagem. Quando a criança passa a comer alimentos sólidos, o fonoaudiólogo pode ajudar na escolha dos alimentos e da melhor colher, que favoreçam o desenvolvimento das estruturas orofaciais, contribuindo para o fortalecimento muscular. Para estimular a habilidade cognitiva de linguagem, são necessárias intervenções diferentes em cada fase do desenvolvimento. O processo cognitivo ocorre de maneira mais eficiente do que o desenvolvimento da linguagem, ou seja, as crianças começam a entender antes de conseguir expressar com palavras.Em idade escolar, o profissional poderá ajudar no desenvolvimento da leitura e escrita facilitando o processo de alfabetização. O processo só será finalizado quando a pessoa que tem síndrome de down tiver condições para comunicar o que pensa e sente de forma eficiente e que tenha condições de interagir e conquistar seu espaço na sociedade onde está inserida. A associação sorrir para Down conta com profissionais fonoaudiólogos que prestam atendimentos individualizados de segunda a sexta-feira das 13h30min às 17h00min. São atendidos bebês, crianças, jovens e adultos. O foco das terapias vão de acordo com a faixa etária dos atendidos, assim como dos déficits observados na avaliação.

CONTATO